UNIDADES PRÁTICAS DE ENGENHARIA E SUAS EQUIVALÊNCIAS
Após vários sistemas de unidades (internacional MKS, CGS, etc.), que não "pegaram" porque não refletiam o Universo prático dos engenheiros (principalmente dos brasileiros), estamos oficializando um novo sistema, que já se encontra em uso corrente no mundo, pelo sentido implícito que possui.
Confira...
POTÊNCIAS DE DEZ 1- prá caralho = infinito 2- prá cacete = 100.000 3- uma porrada = 10.000 4- uns mil = De 900 a 1.100 5- um monte = 100 6- um pouco = 10 7- miséria = 1 8- um cisco = 0,1 9- porra nenhuma = 0,001 10-nem que a vaca tussa = 0,000001 11-nem fodendo = zero absoluto
PORCENTAGEM tudo = 95% quase tudo = 90% todos = 85% quase todos = 80% meio = 60% metade = 40% ninguém 15% nada = 10% quase nada = 5% nadica de nada = 2% 1 titiquinha = 1% 1 culhonésimo = 0,1% 1 pentelhésimo = 0,001%
COMPRIMENTO um palmo = 30cm (na compra) um palmo = 20cm (na venda) um quilômetro = 600m (ida) um quilômetro = 1400m (volta)
GRAU DE PRECISÃO nas coxas = erro de + ou - 30% mais ou menos = erro de + ou - 20% exatamente = erro de + ou - 5% perfeitamente = erro de + ou - 4% na bucha = erro de + ou - 3% na lata = erro de + ou - 2% na mosca = erro de + ou - 1% no olhinho do ... = erro de 0,001%
(enviado por Letícia Ramos, my dear roomate)
Postado por:Andreh Hora:10:57 AM |
19.4.05
CADA MERGULHO É UM FLASH
Como a imprensa brasileira noticiaria hoje a história de Chapeuzinho Vermelho?
JORNAL NACIONAL Willian Bonner: "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...". Fátima Bernardes: ".... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".
FANTÁSTICO Glória Maria: "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?".
BRASIL URGENTE Datena: "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?! A menina ia para a casa da avózinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! Isso é uma piada!! Esses políticos são uns brincalhões!! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Isso é um tapa na cara da sociedade brasileira. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."
VEJA Chapeuzinho exclusivo: "Acho que não foi tão perigoso assim".
CLÁUDIA "Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho".
NOVA Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama
MARIE-CLAIRE Na cama com o lobo e a vovó
FOLHA DE S. PAULO Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapéuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.
O ESTADO DE S. PAULO Lobo que devorou Chapéuzinho seria filiado ao PT
ZERO HORA Avó de Chapeuzinho nasceu no RS
AGORA Sangue e tragédia na casa da vovó
CARAS (Ensaio fotográfico com Chapéuzinho na semana seguinte) Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa".
PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte) Veja o que só o lobo viu
ISTO É Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político
G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador) Lenhador mostra o machado
(autor desconhecido)
Postado por:Andreh Hora:10:28 AM |
13.4.05
EXPRESSÕES - parte 02
*Quem não tem cão caça com gato* Significado:Ou seja, se você não pode fazer algo de uma maneira, se vira e faz de outra. Histórico: Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.
*Da pá virada* Significado:Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita. Hoje em dia, o sujeito da "pá virada", parece-me, tem outro sentido. Ele é o "bom". O significado das expressões mudam muito no Brasil com o passar do tempo.
*Nhenhenhém* Significado:Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga. Histórico: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen".
*Estar de paquete* Significado:Situação das mulheres quando estão menstruadas. Histórico: Paquete, já nos ensina o Aurélio, é um das denominações de navio. A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. E a bandeira vermelha da Inglaterra tremulava. Daí logo se vulgarizou a expressão sobre o ciclo menstrual das mulheres. Foi até escrita uma "Convenção Sobre o Estabelecimento dos Paquetes", referindo-se, é claro, aos navios mensais.
*Não entender patavina* Significado:Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.Histórico: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu o Patavinismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.
Pesquisa:CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções Tradicionais no Brasil. Ed. Universidade Federal de Pernambuco.
Postado por:Andreh Hora:11:15 AM |
6.4.05
EXPRESSÕES - parte 01
* Pensando na morte da bezerra * Significado:Estar distante, pensativo, alheio a tudo. Histórico: Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar "pensando na morte da bezerra". Consta que meses depois veio a falecer.
* Onde Judas perdeu as botas * Significado:Lugar longe, distante, inacessível. Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas (calçados). E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas (calçados) de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.
* O pior cego é o que não quer ver * Significado:Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade. Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu a o cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
* Andar à toa * Significado:Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo. Histórico: Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. Uma mulher à toa, por exemplo, é aquela que é comandada pelos outros. Jorge Ferreira de Vasconcelos já escrevia, em 1619: Cuidou de levar à toa sua dama.
* Casa de mãe Joana * Significado:Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc. Histórico: Esta vem da Itália. Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada,e mandou escrever nos estatutos: "que tenha uma porta por onde todos entrarão". O lugar ficou conhecido como Paço de Mãe Joana, em Portugal. Ao vir para o Brasil a expressão virou "Casa da Mãe Joana". A outra expressão envolvendo Mãe Joana, um tanto chula, tem a mesma origem, naturalmente.
Pesquisa:CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções Tradicionais no Brasil. Ed. Universidade Federal de Pernambuco.