Esse texto é antigo, mas bastante atual (e atualizado). Não me lembro quem é o autor, mas é um alguém famoso, do tipo "Veríssimo" ou "Dráuzio Varella". Leiam com atenção:
Filtro Solar
Nunca deixem de usar filtro solar.
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria esta:
Use filtro solar.
Os benefícios, a longo do prazo, do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência.
Já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável, além de minha própria experiência errante.
Mas agora, eu vou compartilhar esses conselhos com vocês:
Aproveite bem, o máximo que puder o poder e a beleza da juventude. Ou então esquece. Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado. Mas, pode crer. Daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito que você nem desconfia hoje em dia, quantas, tantas alternativas se escancaravam à sua frente. E como você realmente estava com tudo em cima. Você não tá gordo ou gorda.
Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que a preocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. As encrencas de verdade de sua vida tendem haver de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada e te pegam no ponto fraco às quatro da tarde de uma terça-feira modorrenta. Todo o dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com a inveja.
Às vezes se está por cima, às vezes por baixo. A peleja é longa. E no fim, é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que recebeu, esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos 22 o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos, você vai sentir falta deles.
Talvez você se case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas Bodas de Diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais. Nem seja severo demais com você. As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo. É assim com todo mundo.
Desfrute de seu corpo, use-o de toda a maneira que puder mesmo. Não tenha medo do seu corpo e do que as outras pessoas possam achar dele. É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance, mesmo que não tenha aonde, além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.
Dedica-se a conhecer os seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora de vez.
Seja legal com os seus irmãos, eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro. Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida. Porque quanto mais velho você ficar mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje...
Aceite certas verdades inescapáveis, os preços vão subir, os políticos vão saracutiar, você também vai envelhecer. E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando você era jovem, os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes, e as crianças respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos. E não espere que ninguém segure a sua barra. Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada. Talvez case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar. Não mexa demais nos cabelos, senão, quando você chegar aos 40 vai aparentar 85.
Cuidado com os conselhos que comprar. Seja paciente com aqueles que os oferecem. Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e decifrar tudo por mais do que vale.
Mas, no filtro solar, acredite...
E, neste Ano Novo que se inicia, cheios de esperança e confiança, seguimos com Fernando Sabino:
De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando,
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.
Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
Do medo uma espada,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro!
Um feliz 2004 a todos vocês, leitores e amigos!
Postado por:Andreh Hora:9:43 AM |
29.12.03
VITA BREVIS
Hoje, recebi uma mensagem da Piggy que me fez refletir muito sobre a perenidade DA vida e a serenidade NA vida. Por muito tempo, eu, Marcele e Silu discutimos sobre o que seria uma felicidade realista, como ela se realizaria, o que ela significava. Lendo o texto da Piggy, me deparo com um apecto muito importante que a gente negligenciou em nossas discussões: a esperança, a fé!
Hoje eu estou pensando muito em esperança , em otimismo... Acho que isso tem a ver com o Ano Novo.. Nesse clima, eu ouvi uma música linda da Elis que mexeu muito comigo:
O Bêbado e A Equilibrista
Elis Regina
Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de a...lu...guel
E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas, que sufoco louco
O bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil
Prá noite do Bra...sil, meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete
Chora a nossa pátria mãe gentil
Choram marias e clarisses no solo do Brasil
Mas sei que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente
A espe...rança dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se ma...chu...car
Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista tem que con..ti...nuar..
"Sabe que o show de todo artista tem que continuar"... Isso vem de encontro com o que eu penso dessa vida. Às vezes parece que isso tudo aqui é apenas um palco, onde cada um desempenha seu próprio papel. E você não pode desistir nem parar nunca, pois um mínimo gesto que você deixa de fazer desequilibra a vida de várias pessoas... da sua família, dos seus amigos, das pessoas que convivem com você. O nosso instinto de sobrevivência é tão grande que acreditamos piamente que não há outra saída, a não ser continuar tentando sempre.
Não acredito que exista um único ser humano vivo que não seja otimista. O que nos faz viver o dia de hoje é a esperança de que amanhã tudo seja melhor. Amanhã vai ter praia; amanhã eu vou ver minha família, meus amigos; amanhã eu vou passar no vestibular... Pense na vida sem essas pequenas chamas de esperança de um amanhã melhor e você vai sentir vontade de chorar desesperandamente ou de dar um tiro na cabeça. Todos nós nos agarramos a uma esperança bêbada, uma esperança que não tem nenhum compromisso conosco... Essa parece ser a única maneira de ser feliz... Acreditar em algo que não podemos ver ou manipular.
O mais louco disso tudo é que nunca encontrei alguém que me dissesse que isso não é justamente o que dá graça a vida.
Já havia lido (ou escutado, minha memória às vezes me trai), que a felicidade está nas pequenas coisas. A realização de uma pequena esperança pode ser um dos passos para uma felicidade realista. Ter esperança, acreditar em algo ou alguém, é algo essencial na vida do ser humano. Faz parte de nós, seres humanos, quase que instintivamente. O ponto problemático é distinguir as esperanças das expectativas. Estas últimas é que são mais passíveis de gerar frustração e dor, de causar sofrimento quando não realizadas.
Postado por:Andreh Hora:11:40 AM |
25.12.03
É NATAL, QUE BELEZA!
Por mais que muitos não gostem do Natal, que considerem essa época piegas ou sem sentido, eu adoro o Natal! Desde criança, para mim, o Natal sempre foi mais que uma simples troca de presentes. Natal me soa até hoje como uma ocasião para estar com aquelas pessoas que gostamos e/ou que gostam de nós. É uma época de celebração do amor, da troca de carinho e calor humano.
A minha família é estranha, mas é divertida e, sobretudo, é formada por pessoas que posso chamar de "minhas". Assim também são meus amigos e meus amores. São pessoas que têm algum significado e com quem, ao menos uma vez ao ano, eu gostaria de "reafirmar" o laço de carinho, amizade e respeito que nos une!
Algumas destas pessoas eu estou tendo o privilégio de, mais uma vez, estar com elas, ao vivo e à cores. Tenho novamente a oportunidade de expressar, de várias formas o amor profundo que sinto por elas.
Outras já estão mais distantes, mas apenas em termos físicos, os a linha telefônica e o blog criam uma ilusão de proximidade reconfortante.
Pra todos vocês, que moram no meu coração, os meus mais sinceros desejos de um Natal mais que feliz!
Repasso aqui uma mensagem de Natal que recebi e que gostaria de compartilhar com todos:
(*) equilíbrio, para agir com justiça;
(¢) amor, para perdoar as nossas falhas e as dos outros;
(þ) sensibilidade, para não julgar equivocadamente;
(§) humildade, para aprender sempre;
(¥) garra, para trabalharmos com afinco;
(µ) gratidão, pela saúde, pela família, pelos amigos e por tudo que temos.
Uma beijoca!
Postado por:Andreh Hora:3:22 AM |
23.12.03
EQUIVALÊNCIAS
Por mais politicamente incorreto que seja, é divertido:
1 baiano = um escritor famoso
2 baianos = uma luta de capoeira
3 baianos = um grupo de axé
4 baianos = um terreiro de macumba
1 paulista = uma micro-indústria
2 paulistas = uma indústria de médio porte
3 paulistas = uma indústria de grande porte
4 paulistas = uma catástrofe ecológica
1 paraíba = um porteiro
2 paraíbas = repentistas tirando versos
3 paraíbas = um canteiro de obras
4 paraíbas = um caminhão de pau-de-arara indo para São Paulo
1 chinês = uma lavanderia
2 chineses = uma pastelaria
3 chineses = uma equipe de pingue-pongue
4 chineses = uma explosão demográfica
1 italiano = um jornaleiro
2 italianos = uma pizzaria
3 italianos = um ensaio de ópera
4 italianos = novela das oito
1 argentino = um alvo móvel
2 argentinos = dois alvos móveis
3 argentinos = melhor usar uma metralhadora
4 argentinos = por que não uma bomba atômica ?
1 bêbado = um desajustado
2 bêbados = uma despedida de solteiro
3 bêbados = uma festa de formatura
4 bêbados = uma vitória do "parmera"
1 estudante = o futuro da nação
2 estudantes = uma república em formação
3 estudantes = uma passeata
4 estudantes = um bando de desempregados
1 advogado = um doutor
2 advogados = um escritório
3 advogados = uma reunião
4 advogados = uma quadrilha
1 arquiteto = uma bicha
2 arquitetos = uma bicha e um carnavalesco
3 arquitetos = uma bicha, um carnavalesco e um cabeleireiro
4 arquitetos = uma festa gay
Postado por:Andreh Hora:10:43 AM |
17.12.03
HOMENS...
Mais um e-mail daMarciaque, por ser mesmo muito cruel, fez meu dia mais engraçado:
Sabe o que o elefante disse para o homem nú? - Legal! Mas você consegue comer amendoim com isso?
Qual a semelhança entre um homem e uma garrafa de cerveja? - Do pescoço pra cima são vazios.
Qual a semelhança entre o homem e o camarão? -Não se aproveita a cabeça.
Qual a semelhança entre o homem e o caracol? -Tem chifres, babam e se arrastam. E ainda pensam que a casa é deles!
Qual a semelhança entre o homem e o microondas? - Aquecem-se em 15 segundos.
Qual a diferença entre um caminhão cheio de porcos e outro cheio de homens? - A placa.
Qual a diferença entre um sapo e um príncipe? - As cinco cervejas que a princesa tomou.
O que são dois neurônios no cérebro de um homem? - Invasores!!!
O que são vinte homens orelha a orelha? - Túnel de vento.
Por que as mulheres não querem se casar? - Porque por 100 gramas de chouriço tem de levar o porco inteiro.
O que ha por trás de um homem inteligente? - Uma boa ventríloqua.
Como se chama a modalidade de tênis em que, em um lado da quadra tem uma mulher e do outro um homem? - Individual feminino com obstáculos.
Qual a semelhança entre o homem e o chiclete? - Quanto mais você pisa, mais ele pega no pé.
Como se escolhem os homens mais idiotas do mundo?- Aleatoriamente.
Postado por:Andreh Hora:8:04 AM |
15.12.03
DEFINIÇÕES
Amor Enfermidade temporária que se cura com o casamento. Palavra de quatro letras, duas vogais e dois idiotas.
Dançar É a frustração vertical de um desejo horizontal.
Cérebro Órgão que serve para que pensemos que pensamos.
Escoteiros Crianças vestidas de idiota, comandadas por um idiota vestido de criança.
Dor de cabeça Anticonceptivo mais usado pela mulher destes tempos.
Virgem Menina de 9 anos, muito feia, que corre mais que o primo.
Exame oral Prova para conseguir um estágio na Casa Branca.
Língua Órgão sexual que os antigos usavam para falar.
Urologista Especialista que vê o seu pênis com desprezo, o pega com nojo e lhe cobra como se o houvesse chupado.
Confiança Via livre que se dá a uma pessoa para que cometa uma série de abusos.
Diplomacia Arte de dizer "lindo cachorro", até encontrar uma pedra para atirar nele.
Fáci Diz-se da mulher que tem a moral sexual de um homem.
Ginecologista Especialista que trabalha no lugar onde outros se divertem.
Herói Indivíduo que, diferentemente do resto, não pôde sair correndo.
Homem Ser masculino que durante seus primeiros nove meses de vida quer sair de um lugar em que tenta entrar pelo resto de sua vida.
Iindiferença Atitude que uma mulher adota perante um homem que não lhe interessa, que é interpretada pelo homem como se estivesse "se fazendo de difícil".
Intelectual Indivíduo capaz de pensar por mais de duas horas em algo que não seja sexo.
Modéstia Reconhecer que não se é perfeito, mas sem dizê-lo a ninguém.
Ninfomaníaca Termo com o qual um homem define uma mulher que deseja fazer sexo mais vezes que ele.
Trabalho em equipe Possibilidade de colocar a culpa nos outros.
Postado por:Andreh Hora:1:13 PM |
7.12.03
DECLARAÇÃO DE AMOR ÀS MULHERES
Única espécime 99% perfeita e vejam porque não é 100%
Se uma memória restou das festinhas e reuniões de familiares da minha infância, foi a divisão sexual entre os convivas: mulheres de um lado, homens do outro. Não sei se hoje isso ainda ocorre. Sou anti-social ao ponto de não freqüentar qualquer evento com mais de 4 pessoas, o que não me credencia a emitir juízo. Mas era assim que a coisa rolava naqueles tempos.
Tive uma infância feliz: sempre fui considerado esquisito, estranho e solitário, o que me permitia ficar quieto observando a paisagem. Bom, rapidinho verifiquei que o apartheid sexual ia muito além das diferenças anatômicas. A fronteira era determinada pelos pontos de vista, atitude e prioridades. Explico: no "córner" masculino imperava o embate das comparações e disputas. Meu carro e mais potente, minha TV e mais moderna, meu salário é maior, a vista do meu apartamento e melhor, o meu time e mais forte, eu dou 3 por noite e outras cascatas típicas da macheza latina.
Já no "córner" oposto, respirava-se outro ar. As opiniões eram quase sempre ligadas ao sentir. Falava-se de sentimentos, frustrações e recalques com uma falta de cerimônia que me deliciava. Os maridos preferiam classificar aquele ti-ti-ti como fofoca. Discordo. Destas reminiscências infantis veio a minha total e irrestrita paixão pelas mulheres. Constatem, e fácil. Enquanto o homem vem ao mundo completamente cru, freqüentando e levando bomba no be-a-ba da vida, as mulheres já chegam na metade do segundo grau. Qualquer menina de 2 ou 3 anos já tem preocupações de ordem prática. Ela brinca
de casinha e aprende a dar um pouco de ordem nas coisas. Ela pede uma bonequinha que chama de filha e da qual cuida, instintivamente, como qualquer mãe veterana. Ela fala em namoro mesmo sem ter uma idéia muito clara do que vem a ser isso. Em outras palavras, ela já chega sabendo. E o que não sabe, intui.
Já com os homens a história e outra. Você já viu um menino dessa idade brincando de executivo? Já ouviu falar de algum moleque fingindo ir ao banco pagar as contas? Já presenciou um bando de meninos fingindo estar preocupados com a entrega da declaração do Imposto de Renda? Não, nunca viram e nem verão. Porque o homem nasce, vive e morre uma existência infanto juvenil. O que varia ao longo da vida e o preço dos brinquedos. Ai reside a maior diferença: o que para as meninas é treino para a vida, para os meninos é fantasia, é competição. Então a fuga os acompanha o resto da vida, e não percebe quanto tempo ele perde com seus medos. Falo sem o menor
pudor. Sou assim. Todo homem é assim. Em relação ao relacionamento homem/mulher, sempre me considerei um privilegiado. Sempre consegui enxergar a beleza física feminina mesmo onde, segundo os critérios estéticos vigentes, ela inexistia. Porque toda mulher é linda. Se não no todo, pelo menos em algum detalhe. E só saber olhar. Todas tem sua graça. E embora contaminado pela irreversível herança genética que me faz idolatrar os ícones de cafajestismo, sempre me apaixonei perdidamente por todas as
incautas que se aproximaram de mim. Incautas não por serem ingênuas, mas por acreditarem. Porque toda mulher acredita firmemente na possibilidade do homem ideal. E esse é o seu único defeito.
Texto de Sérgio Gonçalves - redator da Loducca, publicado no jornal da agência
Essa mensagem é uma homenagem à Piggy, que me repassou o texto e à todas as mulheres da minha vida...